O CIRCUITO LÚDICO-TERMAL ACQUAFORM ESTARÁ ABERTO: SEGUNDA-FEIRA A DOMINGO: 10:00 -13:30 E DAS 16:00 ÀS 21:30 HORASRECOMENDAMOS A COMPRA ONLINE DOS BILHETES PARA O ACQUAFORM PARA GARANTIR O ACESSO ÀS INSTALAÇÕESA piscina exterior ficará fechada um dia por mês para manutenção.As instalações estarão fechadas na última segunda-feira de cada mês para manutenção.Para obter mais informações, entre em contato com as instalações.

Pontos de Interesse

Restos Arqueológicos


O vale do Rio Gallo foi um importante assentamento desde a Antiguidade. Restos arqueológicos como castros, petróglifos ou mámoas são marcas significativas da pré-história de Cuntis.
  • Os petróglifos de Cequeril consistem em várias pedras com gravuras. Os grupos mais importantes são os de “Outeiro dos Campiños” e, muito próximo a este, o de “Laxe dos Homes”.
  • O Petróglifo de A Ran localiza-se no centro do polígono industrial com o mesmo nome. É o único do município que contém gravuras de cervos. Recomenda-se visitá-lo quando o sol incide lateralmente sobre as pedras, devido ao seu frágil estado de conservação.
  • As Mámoas de Mesego estão datadas no ano 3000 a.C. Também se destacam as mámoas “petoutos dos mouros”, situadas atrás das escolas de Troans.
  • O Castro de Laxos é uma aldeia da Galiza pré-histórica. Nas prospecções arqueológicas realizadas no verão de 1993, encontraram-se várias casas circulares e estruturas que demonstram a sua ocupação até a mudança de era.
  • Devemos destacar o Castro de Castrolandín. Trata-se de uma aldeia fortificada da Idade do Ferro, que graças ao trabalho da Fundação Terra Termarum, converteu-se num sítio visitável de grande valor como recurso cultural e turístico.
  • Nos limites de Cuntis existem numerosos castros, cerca de uma quinzena.

Arte Religiosa


Nesta bela localidade existem edifícios religiosos de grande interesse arquitetónico; alguns erguidos já durante a Idade Média, entre os séculos XII e XIV.
  • O cruzeiro da igreja paroquial de São Breixo de Arcos de Furcos, datado do século XVI, é o mais antigo de todo o município. Destacam-se, neste templo, um peregrino e uma pia batismal, no exterior, e um baldaquino gótico à entrada da igreja.
  • A igreja paroquial de Santa Maria de Cuntis foi erguida com as pedras de um primitivo templo românico. No seu interior conservam-se duas esculturas, um Cristo e um São Sebastião, atribuídas ao artista Ferreiro, um dos mais célebres autores da imagiaria galega do século XVIII. Também possui esculturas do mestre Francisco Asorey.
  • A Igreja do Convento de São Bento de Pereira foi construída no século XIX. No átrio tem um cruzeiro com figuras talhadas pelos antigos canteiros do local, que representam a Sagrada Família. No alto do cruzeiro surpreende a imagem da Virgem atravessada por uma espada.
  • O Cruzeiro do cemitério paroquial de Santa Maria de Cuntis estava localizado no centro da vila mas foi transferido para o cemitério em meados do século XX. No anverso possui um Cristo de Agonia e no reverso uma Virgem Maria.
  • O Cruzeiro da Igreja Paroquial de Estacas data do século XVII; juntamente com o de Arcos de Furcos, é dos mais antigos de Cuntis. Além disso, uma das subidas à igreja paroquial está marcada por um Via Crucis.

Arquitetura Popular


Da época moderna há pazos, casarões, casas reitorais e casas de aldeia-hospedaria, que são um fiel reflexo da sumptuosidade e do senhorio de algumas famílias nobres da região.
  • O Hospitalillo é um casarão, em tempos propriedade de uma família abastada que residia no local. A sua fachada exibe toda a beleza da pedra trabalhada pelos bons canteiros desta comarca. Atualmente acolhe a Casa da Cultura “Roberto Blanco Torres”.
  • O Hórreo da Casa Reitoral de Estacas tem sete vãos e é o maior de todo o município. A sua construção em declive provoca uma maior espetacularidade aos olhos do visitante.
  • Os Hórreos da paróquia de Cequeril caracterizam-se por uma arquitetura mais requintada e com melhor acabamento, já que se encontram numa terra rica em canteiros.

Obras Singulares


  • O Monumento aos Canteiros é a peça mais recente erigida em Cuntis junto com o busto de Roberto Blanco Torres. É uma homenagem aos canteiros da zona.
  • O Sagrado Coração de Jesus, que se eleva no parque Maráns, constitui um esplêndido conjunto escultórico. O monumento, obra do escultor Francisco Asorey, foi inaugurado em 1945 como projeto de recuperação do cume do Monte Maráns. A imagem assenta-se sobre um pedestal de granito. É um verdadeiro mirante de onde se pode contemplar a Vila de Cuntis. O parque tem ainda mesas de pedra e uma grande arborização.
Up
d

Welcome to Reina

Step into a true oasis of digital beauty we devised for your new beauty center, resort or spa website.

Monday to Friday 09:00 - 20:00 hrs
Saturday 09:00 - 18:00 hrs
Sunday 09:00 - 18:00 hrs